14 de maio de 2011

Seminário na FLUC. 19 de Maio.

Serve o presente post para informar os interessados que no dia 19 de Maio, pelas 17h15, estaremos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, num dos Seminários Abertos dos programas de Doutoramento em Estudos Feministas e em Estudos Americanos.
A apresentação tem como título "'O meu corpo é uma fonte de entretenimento sem fim'. Auto-representações do corpo feminino na banda desenhada anglófona contemporânea".
Mais informações aqui. Nota: agradecimentos à Professora Doutora Isabel Caldeira pelo convite, à Mestranda Helena Berardo pelo apoio. A imagem é de Gabrielle Bell, retirada da história: "Cecil and Jordan in New York"; o título da apresentação cita Aline Kominsky-Crumb.

4 comentários:

joaninha versus escaravelho disse...

Olha, olha... quem tem que agradecer o apoio sou eu. Lamento é o espaço/tempo não privilegiar mais encontros e conversas. Agora acho que tenho que ir pensar numas questões para te colocar depois da tua apresentação. Ordens da "chefe". :)
Até quinta e boa viagem!

Geraldes Lino disse...

Olha, olha! E eis que, p'raí uns dois anos após um primeiro contacto no Salão BD de Viseu, volto a encontrar a "Joaninha versus Escaravelho" que, tempos antes, pela net, me tinha pedido elementos sobre mulheres autoras de BD, e a quem forneci bastantes textos biobibliográficos sobre as ditas. Como nunca mais me disse nada, suponho que está agora a fazer o tal trabalho, atendendo a que o Pedro Moura a trata por mestranda.
Aproveito a oportunidade para lhe pedir notícias acerca desse projecto.
Cordialmente.
GL

Pedro Moura disse...

Da parte que me toca, a Helena falou-me dos encontros e conselhos do G. Lino, sobre os quais ela se dedicou bastante. Agora que o objecto de estudo está mais estruturado, as direcções têm de ser mais precisas, conduzidas e sólidas (não dá para ser sobre "as mulheres da/na bd", pois isso não levaria a lado nenhum!), mas não se negará a ajuda que teve - e que tantas, tantas outras pessoas sempre tiveram e espero que terão ainda - do nosso amigo Lino.
Um abraço,
Pedro

joaninha versus escaravelho disse...

Caro Geraldes
É verdade. Aqui ando de volta da tese de mestrado que afinal não aborda nenhuma autora feminina e por isso não tornei a abordar o assunto consigo. A minha tese é uma leitura feminista de O vagabundo dos limbos abordando teorias feministas. Já lhe agradeci os seus préstimos e volto a renovar o meu agradecimento. Enviei-lhe também há relativamente pouco tempo uma mensagem de agradecimento pelos seus sms de divulgação das suas actividades. Não entendi muito bem porque diz que eu não dei mais notícias. Provavelmente não me associou ao sms... :)
Deixo aqui o link para a informação que me passou na altura (Novembro 2009) para uso e curiosidade que quem se interesse por estes assuntos: http://divulgandobd.blogspot.com/2009/11/teatro-na-banda-desenhada.html
Votos de boas leituras!
Bem haja!